Projeto Pedagógico MAS

“A SORTE É O ENCONTRO DO PREPARO COM A OPORTUNIDADE” . Elmer Letterman
Facebook do projeto: Projeto de Educação Patrimonial MAS

Várias vezes em nossa vida nos atrapalhamos, nos atrasamos, perdemos tempo ou oportunidades por não termos em mãos documentos que precisamos. Por isso resolvemos dar de presente esta pasta para você guardar os seus textos, convites, mensagens, certidões, diplomas, fotos etc.
Quando a gente consegue se organizar, economizamos tempo e energia. Plantando coisa boa a gente colhe coisa boa, reconhecendo e valorizando as boas oportunidades, não damos “sorte para o azar”. Exerça o livre arbítrio elegantemente e a seu favor: escolha e exercite suas melhores qualidades - vale a pena, o impacto positivo nas nossas vidas e nas nossas relações é automático.
Martha Medeiros escreveu certa vez, que ser elegante é: elogiar mais do que criticar, escutar mais do que falar, ser pontual, cumprir o que se promete, não ficar espaçoso/a demais, não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro, retribuir carinho e solidariedade, desenvolver em si mesmo a arte de conviver - e que independe de status social - e, detalhe: não é frescura.
Criamos este Blog, com dados e imagens de todo o projeto, inclusive o projeto pedagógico desenvolvido com a UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei e o Museu Regional/IBRAM, com fotos de todas as turmas/escolas participantes e as frases selecionadas do projeto, dicas, diversas mensagens bonitas, muito material de pesquisa sobre a cidade etc. Esperamos que esse carinho nosso lhe possa ser útil.
E que a sorte o acompanhe por toda a vida - esteja preparado - sempre.

Com carinho
Equipe do projeto MAS-Museu de Arte Sacra - atividades Culturais: Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães e Mauro André Santos
  • Projeto de Educação Patrimonial CEAR/MAS E UFSJ:
Este projeto é uma iniciativa resultante da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitário, da Universidade Federal de São João del-Rei, através do Setor de Projetos Artísticos e Culturais, e a Associação Amigos de São João del-Rei junto a Fundação Museu de Arte Sacra.
Dentre várias outras ações, o projeto prevê a realização de visitas-orientadas para alunos de escolas públicas de São João del-Rei e região. Eles conhecerão de modo diferenciado o Centro Cultural da UFSJ, o Museu de Arte Sacra e o entorno no qual  estão situados, a saber:   1.  Rua Santo Antônio 2. Igreja do Rosário 3. Solar das famílias Neves e Lustosa 4. Memorial Dom Lucas Moreira Neves 5. Igreja Nossa Senhora do Pilar 6. Igreja Nossa Senhora das Mercês 7. Igreja Nossa Senhora do Carmo 8. Trilha dos Inconfidentes 9. Orquestra Popular Livre  A visita será complementada com oficinas práticas de arte, exibição de vídeos socioeducativos, oferta de material didático e um pic-nic no Museu.  Além dessas atividades culturais, será feita uma interação visando à conscientização dos alunos sobre a responsabilidade ambiental, porque: “cidade limpa não é a que mais se varre, mas é a que menos se suja.”
Responsáveis: Ana Maria Biavatti Guimarães e Alfredo da Costa Bastos. 

O Centro Cultural da UFSJ:
Em junho de 1995, a Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ adquiriu o casarão colonial denominado de Solar da Baronesa, construído no primeiro quarto do século XIX e que localiza-se no Largo do Carmo, centro histórico da cidade de São João del-Rei. 
Entendendo que, além da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, o imóvel poderia abrigar um centro de cultura que possibilitasse o estímulo à produção cultural na região, a UFSJ realizou obras de adaptação e, em 28 de abril de 2000, o Centro Cultural da UFSJ iniciou suas atividades artísticas e culturais.
A implantação do Centro Cultural da UFSJ representa um ganho expressivo para a vida cultural e artística da cidade e região. Desde sua inauguração, o espaço tem-se prestado a desenvolver sistematicamente atividades artísticas e culturais, além de sediar eventos ligados ao ensino, pesquisa e extensão, atendendo às demandas da comunidade interna e externa.
  • Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido junto ao Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM


PARCERIA
MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR, AASJDR-Associação Amigos de SJDR,
Era Virtual, UFSJ-Universidade Federal de SJDR, Museu Regional de SJDR/IBRAM, SESI/DN
Agradecimento: Andrea Neves . Robson Braga de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário