Apresentação

O Museu de Arte Sacra tem o objetivo de preservar os objetos de arte sacra que por razões históricas, artísticas e por estarem obsoletos dentro de suas funções litúrgicas devem ser conservados com o máximo de cuidado e valorização.  
São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura 'Fuga para o Egito' de Venâncio do Espírito Santo, que tem como cenário a antiga vila e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.  Foi inaugurado em 21 de abril de 1992, mas idealizado desde a década de 1970, pelo Monsenhor Paiva auxiliado pelo professor Elmer Cypriano Corrêa Barbosa (PUC-RJ) e com o apoio de Tancredo de Almeida Neves. Hoje é juridicamente uma fundação que está no seio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
No ano de 2009, o MAS foi restaurado com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, dentro de conceitos museológicos contemporâneos. Com a reinauguração no dia 04 de março de 2010, o Museu apresenta todas as condições para seu pleno funcionamento. 


Mais informações:

PROJETO MAS-MUSEU DE ARTE SACRA: ATIVIDADES CULTURAIS

Este projeto, aprovado pelo Ministério da Cultura tem como proponente a Associação Amigos de São João del-Rei, sob a elaboração e coordenação de Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti Guimarães e Mauro André Santos.
Propõe, diversas atividades no âmbito cultural, histórico, turístico, econômico e pedagógico; peças gráficas, o mapeamento, a divulgação e interação do  Museu de Arte Sacra de São João del-Rei . MAS com a comunidade e visitantes.
Visa também, celebrar parcerias com diversos outros museus e instituições da cidade de São João del-Rei, para uma maior fruição, democratização e sustentabilidade das ações planejadas conjuntamente.
Dentre estas diversas ações, está sendo desenvolvido o Projeto Pedagógico CEAR-Cultura, Educação, Arte e Responsabilidade Social, que conta com a parceria da Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei . 34ª, da Secretaria Municipal de Educação de SJDR e da UFSJ-Universidade Federal de São João del-Rei, via Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX).
Este projeto é patrocinado pelo Sistema Indústria - CNI/SESI/SENAI.

Dados e Imagens do Evento de lançamento do projeto, que integrou a programação da Semana Santa Cultural 2013 . São João del-Rei

Principais objetivos deste projeto:

- Inventariar o acervo do MAS
- Projetar e implantar o arquivo eclesiástico do MAS
- Realizar atividades pedagógico-culturais
- Promover encontros musicais
- Criar e manter o site
- Produzir documentários
- Implantar a gráfica rápida
- Planejar e implantar a segurança
- Promover visitas guiadas
- Produzir material didático-pedagógico
- Desenvolver um Banco de Dados e de Imagens desse legado
- Criar diversas peças gráficas para divulgação do MAS e seus parceiros

Gostaríamos de agradecer àquele que um dia almejou a realização de cada uma dessas ações e que, carinhosamente, sempre será o nosso grande inspirador: Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva - a ele, o nosso compromisso de realizar um trabalho feito com muito empenho e respeito.

Agradecimento especial:
Andrea Neves e Robson Braga de Andrade

Parceiros:
Cláudia Ramalho, Valéria Cordeiro, Dom Célio de Oliveira, Padre Geraldo Magela, Governo do Estado de Minas Gerais, Sr. Newman Torga , Instituto Brasileiro de Museus-IBRAM/Museu Regional de São João del-Rei/Sr. João Luiz Domingues Barbosa, Centro de Referência Musicológica de São João del-Rei-Cerem, Museu da Força Expedicionária Brasileira-FEB, Museu Ferroviário, Memorial Tancredo Neves, Museu da Liturgia de Tiradentes, Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier/Salomé Viegas, Programa Música XXI . DMUSI/UFSJ/Prof. Antônio Carlos Guimarães, Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social, www.saojoaodelreitransparente.com.br 

Fonte: www.saojoaodelreitransparente.com.br 

***

Museu de Arte Sacra reabre as portas em São João del-Rei

Depois de dez anos fechado por falta de recursos para manutenção e administração, o Museu de Arte Sacra (MAS) de São João Del Rei (MG) foi reaberto no dia 6 de março, como parte das comemorações do Centenário de nascimento do Presidente Tancredo Neves.
Instalado no prédio da antiga cadeia da cidade, o Museu abriga acervo de 450 objetos entre alfaias (roupas, utensílios e adornos), paramentos litúrgicos e imaginária religiosa pertencentes a confrarias, Ordens e Irmandades de São João Del Rei. A reforma e reimplantação do museu foram patrocinadas pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).
Na reinstalação do museu e restauração das obras, os pesquisadores constataram - através de trabalhos de artistas como Valetim Correia Pais (1817), Joaquim Francisco de Assis Pereira (1813-1893) e do "Mestre do Cajuru" – a existência de uma produção artística expressiva que alimentava a religiosidade da cidade. “São nomes que começam a ser pesquisados agora com a reabertura do museu”, diz Ana Portugal, museóloga da equipe responsável pelo MAS.
Também são destaques o conjunto de resplendores de prata do século XIX feitos por Joaquim Francisco de Assis Pereira, usados na solenidade de coroação de Nossa Senhora pelas imagens da Santíssima Trindade; o conjunto de imaginária esculpida por Valetim Correa Pais século XVIII – XIX, as de Nossa Senhora da Piedade e Bom Despacho, São José, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Boa Morte e o Cristo Crucificado. Além do conjunto de imaginária esculpida pelo "Mestre do Cajuru", o São Jorge de 1762 e Santa Margarida de Cortona também do século XVIII. A escultura de um Cristo Flagelado é atribuída ao Aleijadinho.
Uma coleção de oratórios diversos está exposta em uma das salas e pinturas de Ex-Votos ocupam a sala seguinte, numa mostra de objetos representativos da religiosidade popular. Os Ex-Votos são pinturas em agradecimento ao divino por alguma cura ou milagre.
Uma característica singular do MAS é que parte do acervo ainda é usado nas solenidades religiosas de São João Del Rei e depois retorna ao museu.
São João Del Rei, de 75 mil habitantes, está a 200 km de Belo Horizonte e faz parte do roteiro da Estrada Real. O Museu de Arte Sacra (MAS) fica na Praça Embaixador Gastão da Cunha, 1, no Centro.
Mais informações e entrevistas sobre o MAS:
032 3371 2568 e 031 8479 6299
Eduardo Bittencourt e Ana Portugal - coordenadores do projeto arquitetônico e museológico do MAS

Integram estes empreendimentos culturais . FIEMG:
Espetáculo . Terra de Livres

Inauguração do SESI . Indústria do Conhecimento . Celina Braga de Andrade
Cultura revitalizada em São João del-Rei . FIEMG


Fonte: www.saojoaodelreitransparente.com.br


Administração/alimentação deste Blog: Alzira Agostini Haddad. Apoio: Anna Júlia Silveira
Tapete de Rua/Capa do Blog: Carlos Magno Araújo . Semana Santa Cultural 2013/foto João Ramalho

Um comentário:

  1. Venha conhecer o Museu de Arte Sacra de São João del-Rei, participar de nossos projetos, atividades, oficinas, visitas ao Centro Histórico e piquenique no museu. Agende uma visita orientada para sua turma e/ou escola.

    Obs.: escolas da rede pública que agendarem visitas não pagam taxa de entrada.

    Informações e agendamentos:
    Museu de Arte Sacra de São João del-Rei - MAS
    Praça Embaixador Gastão da Cunha, 8. Centro.
    São João del-Rei. MG.
    Tel: (32) 3371-7005
    email: museudeartesacra@yahoo.com.br
    Horários: 12 às 17 horas (Seg a Sex)
    Sábados: 09 às 13 horas.

    Participe conosco!

    ResponderExcluir